Nos últimos dois anos, segunda maior causa de atendimentos clínicos do Samu em Santa Maria é psiquiátrica

Arianne Lima

Nos últimos dois anos, segunda maior causa de atendimentos clínicos do Samu em Santa Maria é psiquiátrica
Os altos índices de procura por assistência à saúde mental não são observados apenas em unidades de sáude da Atenção Básica, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e hospitais que contam com leitos psiquiátricos. Nos últimos dois anos, a segunda maior causa de atendimentos clínicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santa Maria foi psiquiátrica. Os índices ficam atrás apenas dos atendimentos metabólicos.

Leia também:

Obra de unidade psiquiátrica do Hospital Casa de Saúde será entregue em 4 de julho, mas espaço ainda não tem data para reabrirSanta Maria oferta assistência psiquiátrica gratuita em unidades de saúde e Centros de Atenção Psicossocial

Demanda

Em 2021, de 6.705 atendimentos clínicos, 1.247 foram de casos com causa psiquiátrica, o que corresponde a 19% do total. No primeiro quadrimestre de 2022, que compreende janeiro, fevereiro, março e abril, o serviço realizou 2673 atendimentos clínicos, sendo que 506 foram psiquiátricos.

Conforme a enfermeira responsável técnica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em Santa Maria, Talissa Farias Arruda, o serviço é acionado em casos de urgência, quando há desestabilização do quadro do usuário e/ou familiar. São atendidos todos os tipos de distúrbios psiquiátricos, dentre esses distúrbios mentais e dependência química. Talissa explica que não são todos os casos resultam em remoção do atendido, sendo fundamental considerar a instabilidade do paciente.

–Quando não há risco ao paciente ou familiares, após avaliação médica, alguns casos não são removidos do local. Já em outros, são removidos tendo como referência a gravidade correspondente ao caso.

É o nível de gravidade que irá define, por exemplo, para onde o individuo será encaminhado pela equipe de socorro. Em casos leves a moderados, os encaminhamentos são feitos para o Pronto-Atendimento Municipal (PA), no Bairro Patronato e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h, no Bairro Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Já as situações graves, são transportadas para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

~Infelizmente após a pandemia, houve um aumento dos casos psiquiátricos de modo geral. As pessoas estão em sofrimento emocional, buscando formas de suprir de alguma forma aquele sofrimento, e por muitas vezes chegando aos casos extremos que somos acionados a intervir. Nossa cidade conta com atendimento mental, porém não estão conseguindo suprir a demanda que cresce a cada dia. Precisamos criar outras alternativas, mais leitos, mais locais onde esses pacientes possam ser acolhidos de forma efetiva – argumenta a enfermeira.

Para lidar com casos psiquiátricos, entre outros de natureza clínica, as equipes do Samu Santa Maria contam com capacitações mensais, na qual são contemplados diversos temas conforme a necessidade do serviço. A iniciativa visa possibilitar que o atendimento ao usuário em situação de urgência seja o mais rápida e efetiva, assim como encaminhamento para o local de saúde que será a referência responsável para a continuidade do atendimento.

Atendimentos clínicos do Samu (2021 e 2022)

2021

Total de atendimentos – 6.705Atendimentos com causa psiquiátrica – 1.247 (19% do total)

2022 (de janeiro a abril)

Total de atendimentos – 2.673Atendimentos com causa psiquiátrica – 506 (19% do total)

PA do Patronato

Desde 2019, o PA do Patronato conta com um plantão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou seja, 12 horas, com médico psiquiatra para atendimento a população. No início, o serviço era ofertado apenas a crianças, adolescentes e gestantes. Entretanto, com a pandemia, se fez necessário ampliar o grupo, para atender a demanda.

Arianne Lima, [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estados estabelecem nova regra para os preços do diesel a partir de julho Anterior

Estados estabelecem nova regra para os preços do diesel a partir de julho

Jaqueline Silveira: a queda de braço entre MDB gaúcho e nacional Próximo

Jaqueline Silveira: a queda de braço entre MDB gaúcho e nacional

Geral